Blog
5 motivos para contratar uma consultoria empresarial hoje mesmo

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Consultoria (ABCO), 67,5% das empresas demandam serviços de profissionais externos para melhorar questões como planejamento, estratégia e gestão de negócios.

Ficou fora desta estatística? Então saiba por que você deve contratar uma consultoria empresarial agora mesmo!

 

Acesso a conhecimento especializado

Por mais que sua empresa tenha um time altamente qualificado, nem sempre tem aquele profissional com o know-how que você precisa para melhorar a performance do negócio e obter um rendimento maior.

A contratação de uma consultoria empresarial pode resolver esta questão facilmente, pois você tem acesso a profissionais altamente especializados, com o preparo adequado e a isenção necessária para chegar na sua empresa, realizar um diagnóstico sério e propor as mudanças certas para que você alcance seus objetivos.

 

Contratação temporária

O serviço de consultoria empresarial é temporário, independentemente da empresa e de suas necessidades. Quando a empresa passa a depender sistematicamente da presença de consultores, significa que não conseguiu aprender com as dicas da consultoria ou que a prestação do serviço foi falha.

Como se trata de um projeto, que tem início, meio e fim, você pode se planejar financeiramente para contratar os serviços de um consultor e dispensar os custos tradicionais com a contratação de um profissional em tempo integral.

 

Experiência de mercado

Muitos empreendedores dispensam a contratação de uma consultoria empresarial pensando que apenas lendo e estudando sobre o mercado e os desafios que enfrenta será fácil superar as barreiras. O resultado é um grande tempo investido e muita frustração, pois a teoria nem sempre se aplica na prática.

O consultor é capaz de aliar teoria e prática de forma eficaz porque possui experiência de mercado, já atuou em diversas empresas, conhece os erros e problemas mais comuns e já testou várias soluções. Ele é um verdadeiro livro de lições aprendidas, o que ajuda a otimizar seu tempo e investimento.

 

Ferramentas certas

Melhorar o desempenho organizacional por si próprio depende da capacidade que a sua empresa tem de analisar o contexto em que está inserida e identificar criticamente onde estão os gaps de competência. Entretanto, nem sempre é tão fácil quanto parece.

Sua equipe pode ter resistência em admitir que algumas coisas poderiam ser diferentes, as ferramentas de coleta e análise de dados podem não ser as ideais e o tempo das pessoas para dedicar a esse tipo de atividade é escasso.

Esses obstáculos não acontecem quando você contrata uma consultoria, pois os consultores são contratados para dedicar o tempo necessário ao seu negócio com exclusividade e já vêm munidos com as ferramentas certas para analisar a situação e oferecer soluções com muito mais agilidade.

 

Foco em resultados

A contratação de uma consultoria empresarial tem um objetivo único: trazer resultados para a sua empresa. Esses resultados podem ser expressos em melhoria de processos, aumento da competitividade, desenvolvimento de novos produtos, entre outros. Mas uma consultoria jamais vai sair da sua empresa sem cumprir com os objetivos que foram acordados.

E melhor: esses resultados vêm em um período de tempo pré-determinado. Por exemplo, se o consultor promete que você vai ter uma verdadeira reestruturação de processos em seis meses de consultoria, ele entregará a reestruturação em seis meses e você poderá seguir em frente com o seu empreendimento mais veloz, produtivo e rentável.

Já pensou em contratar uma consultoria empresarial, mas está postergando a decisão? Conte-nos seus motivos!

Cadastre-se receba nossas novidades, informativos e muito mais.