Blog
O que é Gerenciamento por Categoria e como ele Funciona ?

Gerenciamento por categorias é o processo que acontece com o fornecedor e o varejo. Sua finalidade é definir categorias de produtos que atendam as necessidades de Higiene e limpeza, cosméticos, farma, por exemplo e gerencia-las de forma estratégica.

O gerenciamento por categoria, ou GC como é dito no dia a dia, é a parceria estratégica entre varejista e fornecedor para definir a melhor categorização de produtos de acordo com as necessidades do shopper.

O gerenciamento por categoria auxilia o trade marketing na otimização dos custos apresentando melhores condições para a execução no PDV.

 

OBJETIVO DO GERENCIAMENTO POR CATEGORIAS

Como dito no começo deste post, o gerenciamento de categorias é uma das técnicas utilizadas no merchandising de um ponto de venda.

Para um bom GC, é importante ter a compreensão que a organização da estrutura de localização dos produtos no PDV deve ser planejada estrategicamente e executada de acordo com as diretrizes do planejamento, com base na categoria de cada produto e atitude do shopper.

Podemos resumir que o objetivo do gerenciamento de categoria no varejo é aumentar a lucratividade entregando uma melhor experiência de compra.

Já vimos o que é o gerenciamento por categorias e seu objetivo. Chegou a hora de exemplificar para simplificar o GC.

 

A NECESSIDADE DO GERENCIAMENTO POR CATEGORIA

A utilização do gerenciamento de categoria passou a ser uma necessidade do varejo amadurecido, já que ele é capaz de ajudar no combate à ruptura de gôndola.

gerenciamento por categoria

A técnica do gerenciamento por categorias também auxilia no conhecimento sobre os hábitos de compra do shopper. Com o sortimento de produtos mais adequado às necessidades, a experiência de compra se torna um processo agradável e prático.

 

POR QUE IMPLANTAR O GERENCIAMENTO POR CATEGORIA?

Dizer que o gerenciamento por categorias agrega valor e traz benefícios à marca é fácil, mas quais benefícios seriam esses? Ou melhor, por que implantar o GC no dia a dia?

 

  • Aumento do desempenho das vendas;
  • Ampliação da rentabilidade;
  • Fidelização do shopper;
  • Conquista de novos clientes;
  • Redução nos custos da operação;
  • Organização dos produtos facilitando a gestão de compras.

 

Agora que você entendeu melhor sobre o GC, vamos conversar? Entre em contato agora pelo nosso Whatsapp que está piscando aqui ao lado.

Cadastre-se receba nossas novidades, informativos e muito mais.