Blog
Como fazer uma Gestão de Compras que Funciona de Verdade

Certamente sua empresa já passou ou está vivenciando um período de revisão das estratégias de gestão de compras. Afinal, a velocidade com que o mercado está mudando nos obriga a adotar novas medidas a fim de que permaneçamos em pé durante e depois de qualquer crise.

Investir em uma gestão de compras de qualidade além de ser uma obrigação para as organizações é um desafio para o departamento de compras de uma empresa.

Entendendo que o controle de compras é o calcanhar de Aquiles de muitas organizações, através desse conteúdo quero simplificar sua vida mostrando desde o conceito da gestão de compras até o que deve ser considerado antes de escolher um sistema que gerencie todo esse processo.

 

Por que a gestão de compras é importante para a sobrevivência de uma empresa?

“Uma nova atitude ‘sempre ativa’ em relação à otimização de custos ajudará as organizações a emergir mais fortes e prontas para os desafios futuros.”

Diferencial competitivo, organização, lucratividade, inovação, redução de riscos, e percebe maneiras de aumentar as margens, são alguns dos motivos para adotar um controle e compras mais estratégico. Entretanto, há 3 resultados específicos que abordaremos nesse tópico, veja:

 

  • Influência no relacionamento com os clientes;
  • garantia do equilíbrio no abastecimento do estoque e das gôndolas;
  • melhoria da capacidade de negociação com os fornecedores.

Agora coloque-se no lugar do cliente. Ao procurar por um determinado produto e perceber que na loja A ele não está disponível na gôndola, o que você faria? Provavelmente você vai ao concorrente – a loja B – ainda mais se for algo urgente.

 

Se por um pequeno espaço de tempo e por algum motivo emergencial necessitar comprar o mesmo produto, qual loja vem primeiro a sua mente: A ou B?

Diante de uma situação de correria é natural que o cliente prefira ir ao estabelecimento em que não esteja sofrendo de rupturas de estoque, visto que o mesmo não tem tempo a perder ele e está mais convicto de onde irá encontrá-lo.

Trouxe esse exemplo, pois é um tipo de cenário bastante comum na vida do consumidor. E ao ler apenas esses três parágrafos já podemos identificar 4 resultados de um controle de compras ineficiente:

  1. desabastecimento das gôndolas
  2. influência negativa no relacionamento com o cliente;
  3. desorganização e menos lucratividade;
  4. redução do diferencial competitivo.

Agora que você já sabe o que é gestão de compras e qual a importância dela para uma empresa, no próximo tópico vou te mostrar boas práticas para fazer uma administração de compras eficiente, entre em contato conosco e saiba mais!

Cadastre-se receba nossas novidades, informativos e muito mais.