Blog
Importância do controle de estoque para os lucros da empresa

Controle de estoque consiste em realizar a gestão de mercadorias de uma empresa. Em outras palavras, registrar o fluxo de entrada e saída de artigos para viabilizar condições que otimizem o seu uso eficiente e minimizem a necessidade de investimento de capital. Daí a importância do controle de estoque ser tão grande.

Um rigoroso controle desse processo de gestão é fundamental para potencializar a rentabilidade de uma organização e reforçar a sua estrutura de negócio.

Apesar disso, ainda o controle de estoque é ignorado em muitas empresas pelo simples desconhecimento dos princípios básicos de uma boa administração.

O controle de estoque facilita o processo da gerência financeira, por isso é indispensável para otimizar os lucros. Sendo assim, para entender melhor o assunto, indicamos a leitura do post “Gerenciador financeiro: por que ter em sua empresa”.

Agora, para te ajudar a entender a importância do controle de estoque para os resultados da empresa, preparamos este material.

 

O que é controle de estoque?

Toda empresa busca se desenvolver de forma saudável e lucrativa. Por isso, a sua gestão deve ser sólida e em constante evolução. Um dos pontos que facilitam a conquista desse objetivo é o controle de estoque.

O controle de estoque é o processo de monitoramento de todo fluxo de entrada e saída de produtos armazenados, para garantir um bom funcionamento de todas as operações que dependem, direta e indiretamente, dessas mercadorias.

Esse controle deve ser feito com planejamento sério e muita organização, já que quando bem implantado, garante eficiência empresarial para sustentar o negócio e reduz custos e perdas.

 

Em outras palavras, é possível prever necessidades de:

 

  • compra e reposição;
  • reduzir a incidência de perdas por roubo ou por vencimento dos prazos de validade;
  • otimizar o espaço físico de armazenamento;
  • acordar melhores condições de negociação com os fornecedores;
  • controlar o uso do investimento, dentre outros.

As demandas da empresa podem ser atendidas sem haver excessos e prejuízos, por isso a importância do controle de estoque influencia a questão financeira.

Além disso, reconhecer que mercadorias paradas representam capital sem giro, o que impacta negativamente os resultados e reforça a necessidade de uma boa gestão.

 

Vantagens de fazer o controle de estoque

Confira mais algumas vantagens que reforçam a importância do controle de estoque para o processo de gestão de ativos essenciais.

 

Fim dos gastos desnecessários

Um controle de estoque eficiente permite que a empresa identifique produtos que estejam em falta ou em quantidade reduzida para a sua demanda comercial.

Isso permite que compras equivocadas ou desnecessárias sejam evitadas, dando mais inteligência ao gasto de recursos e reduzindo, consequentemente, o prejuízo.

 

Suporte ao processo de vendas

Um bom controle de estoque também pode significar uma vantagem competitivas, já que o seu planejamento garante que nenhum produto esteja em falta e prejudique a efetivação de uma venda. Isso também pode reforçar a fidelização dos clientes e garantir a sua satisfação.

 

Conhecimento da aceitação do mercado

Outra vantagem do controle de estoque é a possibilidade de conhecer quais são os seus produtos de maior aceitação no mercado.

Com um bom planejamento e análise do tempo de reposição, é possível identificar quais são as mercadorias com maior e menor procura.

Assim, pontos fortes e pontos a serem melhorados podem ser estudados para otimizar as futuras estratégias de venda.

Cadastre-se receba nossas novidades, informativos e muito mais.